domingo, 6 de maio de 2012

DIREITOS HUMANOS


REDE SALESIANA DE ESCOLA
 INSTITUTO CORAÇÃO DE JESUS


TRABALHO TEÓRICO – TEMA: “DIREITOS HUMANOS”


Estrutura do trabalho teórico:


CAPA


CONTRA CAPA:


INTRODUÇÃO


ASSUNTO OU DESENVOLVIMENTO


CONSIDERAÇÕES FINAIS


 BIBLIOGRAFIA


ANEXOS (SE HOUVER)


 NOME DO GRUPO (no máximo 4 componentes)


CAPA:      “Exemplo”


<><> <><> <><> <><> <><>
REDE SALESIANA DE ESCOLAS
INSTITUTO CORAÇÃO DE JESUS







(TÍTULO DO SEU TRABALHO)




(IMAGEM)

PROFESSORA ORIENTADORA: Priscila D. de Queiróz Tavares





Santo André
2012






Contra capa


<><> <><> <><> <><> <><>










(título do seu trabalho)











(Epígrafe: Na literatura, epígrafe é um título ou frase curta, que, colocado no início de uma obra, serve como tema ou assunto para resumir ou introduzir a obra. Constitui uma escrita introdutória a outra. Do grego gráphein (“inscrição”), uma epígrafe é um texto breve, em forma de inscrição solene, que abre um livro ou uma composiçãopoética)
Exemplo:
 O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.”



Introdução: apresentar de forma resumida o que vai ser tratado (o tema) e como irá ser apresentado.


Assunto, ou desenvolvimento ou o Corpo do Trabalho: explicar de forma organizada, o caminho percorrido, as reflexões sobre os problemas levantados e as justificações das posições tomadas. Pode ser dividido em subtemas ou em capítulos com títulos e subtítulos;


Considerações finais ou Conclusão: síntese do assunto desenvolvido e das conclusões a que se chegou. Pode conter a opinião dos autores do trabalho sobre o assunto desenvolvido;


Bibliografia: apresentar todas as fontes que foram consultadas, por ordem alfabética dos sobrenomes dos autores, cujas obras foram consultadas;


Anexos (se existirem): exposição de todos os materiais que completam e fundamentam o trabalho (exemplos: inquéritos aplicados, quadros-resumo, etc.).


DESENVOLVIMENTO


1º ÍTEM - Leia a Declaração dos Direitos Universais Humanos. Leia o livro: “olhando para o outro lado” Júlio Emílio Braz, leia os jornais sobre as questões políticas (como está, o que é?). Pesquise notícias de jornais referentes aos últimos alagamentos/enchentes/desmoronamentos, fatos relacionados a misérias, crianças abandonadas, violência, fome, preconceitos étnico-raciais, neoescravidão, falta de moradia, inclusão ao portador de necessidades especiais, tudo sobre direitos humanos. Faça uma relação com esses dados lidos para fazer seu trabalho. Síntese, comparação, análise, citação de trechos, enfim.


ÍTEM Em seguida pesquise sobre o termo: “Política” e relacione democracia, história da política brasileira, e os atuais governantes: presidente do Brasil e Ministros, governador de SP, senadores de SP, deputados de SP, prefeito de Santo André, vereadores de Santo André (nomes, cargos, funções, e últimas ações). Faça um comentário crítico a respeito da sua posição política frente aos fatos pesquisados e a Declaração dos Direitos Humanos, o que mudaria na política, ou o que você deixaria como está e por quê?


3º ÍTEM Faça a leitura dos jornais, notícias que abordam os problemas e em seguida produza um Editorial para um jornal famoso de sua região, não esqueça que ele deverá fazer o leitor refletir a respeito das situações citadas anteriormente. Lembre a estrutura do artigo de opinião.


4º ÍTEM Busque outros cantores atuais ou escritores que fizeram um intertexto com as poesias e o tema “Direitos Humanos”. Faça a relação da temática dos poemas com o tom crítico e de denúncia social. Produza essa comparação com ilustrações e versos retirados dos poemas, da música.


NO DESENVOLVIMENTO DEVE CONSTAR:


Assunto sobre o 1º item


Redação sobre o 2º item


Editorial sobre o 3º item


Comparação musical ou poética sobre o 4º item





TRABALHO PRÁTICO


 Projeto Fotográfico “Direitos Humanos” apostila páginas 57,58 e 86.


A partir da realidade social que você está inserido, faça um registro fotográfico da problemática atual, na sua região, cidade, bairro, etc. – Lembre-se que as imagens deverão ser em preto e branco ou tom séptico - criando uma relação com a temática do grupo (Direitos Humanos) e com as obras de Sebastião Salgado; dê temas às suas produções. Não se esqueça de representar as fotografias com legendas, música, poemas, etc., no painel. Use a criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário