quarta-feira, 1 de setembro de 2010

PROJETO MÚSICA NA SALA DE AULA

Série alvo: 1o, 2o e 3o ano do Ensino Médio.


Professora: Priscila Debly de Queiroz Tavares.

Área: Língua Portuguesa

Tempo sugerido: No mínimo 8 aulas.

Material: Músicas/interpretes sugeridos:

1) “Office-Boy”e “Clara Corcodilo”, de Arrigo Barnabé – ano de composição: 1980. Arrigo Barnabé e banda sabor de veneno, disco Clara Corcodilo, Ariola.

2) “Polícia” de Toni Berlloto – ano de composição: 1986. Titãs, disco Cabeça de Dinossauro, WEA.

3) Nunca deixe de sonhar – KLB.

O OBJETIVO DA MÚSICA NA ESCOLA


É bastante compreensível que a arte de manipulação dos sons encontra uma melhor afinidade com as disciplinas que estudam a linguagem verbal. A principal vantagem que obtemos ao utilizar a música para nos auxiliar no ensino de uma determinada disciplina é a abertura de um caminho comunicativo, que não seja somente o verbal, posto que esta também se vale, é nunca deixar de sonhar que o nosso jovem hoje é o nosso futuro amanhã. Com a música é possível despertar e desenvolver nos alunos sensibilidades mais aguçadas na observações de questões próprias para cada disciplina e para o sentido de sua própria vida.


OBJETIVO PRINCIPAL DA ATIVIDADE EM LÍNGUA PORTUGUESA:

Literatura: Analisar aspectos literários das letras das canções.

Língua Portuguesa: estudar o vocabulário utilizado pelos jovens brasileiros no final do século XX.


ÁREAS INTERDISCIPLINARES:

Geografia: abordar os problemas gerados pela alta concentração populacional nas grandes cidades, decorrentes, entre outros fatores, das condições adversas de subsistência das desigualdades sociais.

Historia: analisar questões sociais – a juventude urbana brasileira do final do século XX.


HISTÓRIA DA CANÇÃO:

No inicio da década de 1980, enquanto muitos músicos ainda compunham suas canções baseando-se no ritmo agitado das discotecas e outros manifestavam, nas letras, certa euforia com a abertura política que o Brasil começava a conquistar, alguns compositores da chamada “vanguarda paulistana”, como Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção, por exemplo, construíam sua canções com melodias e letras complexas, que refletiam problemas urbanos ignorados pela maioria dos veículos de comunicação e por grande parte da sociedade. Foram músicos que apontaram para questões fundamentais das grandes cidades, como a violência urbana, por exemplo. Normalmente não se encontram espaço na mídia para manifestar aquilo que pensava e desse modo, gravaram discos independentes. O mais interessante é a mensagem de suas canções, foram uma espécie de indicativo daquilo que expressariam muitas canções que viriam a ser compostas, posteriormente, por outros compositores que conquistaram amplo espaço nas gravadoras e na divulgação de seus trabalhos.
DESENVOLVIMENTO:
1) ANÁLISE DAS MÚSICAS “Office-Boy” e “Clara Crocodilo”.

a) Primeiro tocar a canção;

b) Depois analisar a letra com os alunos;



Arrigo Barnaé, nas canções “Office-Boy”e “Clara Crocodilo”, gravadas uma na seqüência da outra, apresenta-nos, por meio de recursos metafóricos, uma letras cuja mensagem de alerta a sociedade para a necessidade de não se abandonar o Jovem, pois ele, fatalmente, ante a opressão urbana (o desacato das pessoas, a política, os meios de comunicação, a injustiça, a falta de emprego, moradia, alimentação, dinheiro etc.), quando adulto torna-se um delinqüente. A interpretação agressiva do compositor, cantando tais músicas com uma voz porpositadamente “rouca”, e os arranjos instrumentais e vocais complexos executados pela banda Sabor Veneno que o acompanhou na gravação, levaram durante alguns anos, certos ouvintes a observar tais canções mais sob o aspecto do contraponto melódico, ou a imaginar uma proposta completamente irônica e inovadora nelas, sem dar conta daquilo que havia de mais profundo nas canções: o problema da violência crescente nas cidades.

No final de “Clara Crocodilo” , o compositor faz um apelo ao ouvinte, no qual destaca que é preciso ter consciência do que acontece e agir com solidariedade, com fraternidade urbana voraz, que subverte valores humanos -“será que ela (Clara Crocodilo – Alcunha do marginal) está adormecida em sua mente esperando a ocasião propicia para despertar e descer até seu coração... ouvinte meu irmão?” Vejamos a letra de “Office-Boy” e alguns trechos de “Clara Crocodilo”:



MÚSICA:

Office-boy

Composição: Arrigo Barnabé

Nome: Durango

Profissão: Office-boy

Trabalhava que nem um

Desgraçado a semana inteira

No sábado, porém, estava duro

Era sábado e ele ali, sozinho

Sem nem um tostão

Pensava naquela vedete morena

Que tirava a roupa no Áurea Strip Show

Pensava nela dançando coquete

Discoteque

Ele estava duro e resolveu ligar a TV, a TV

A TV, a TV

Ele viu uma chacrete linda

Mascando chiclete, olhando pra ele

Sorrindo, sorrindo

Primeiro erro: ligar a TV

Segundo erro: prestar atenção na imagem

Que estava sendo transmitida

Não podia ser! Aquela era Perpétua

Sua antiga namoradinha

Mas ela era apenas... ela era apenas...

Ela era caixa num supermercado

Todo dia ela só, só apertava os botões

E aquelas máquinas cantavam



Mas agora ela é uma estrela famosa

Se você quiser possuí-la novamente

Você precisa arranjar muito dinheiro, Durango

Como era mesmo aquele anúncio no jornal?

Procura-se rapaz para testar um novo produto

Paga-se bem



Ele então saiu pra procurar

Sozinho o tal endereço

E deu numa casa escura, sombria

Que até dava medo mas ele entrou

Uma enfermeira bonita, gostosa

Falou assim pra ele:

"Venha aqui, querido

que eu vou te dar

uma injeção especial, você vai

flutuar"



E ele flutuou. Sim... flutuou pra longe

dali, envolvido numa sensação deliciosa

Mas, o que ele não sabia, é que estava

sendo transformado num terrível monstro

mutante, meio homem, meio réptil, vítima

de um poderoso laboratório multinacional

que não hesitou em arruinar sua vida para

conseguir seus maléficos intentos. Os

cientistas haviam calculado tudo, mas o

que eles não sabiam era que aquele ser

disforme conservava parte de sua

consciência. E logo todo seu poder se

transformou em fúria e violência sobre-humana.

Os cientistas foram os primeiros

a conhecer sua ira. Depois a cidade

estremeceria ao ouvir falar em

Clara Crocodilo.



Ele flutuou. Sim... Flutuou para longe dali, envolvido numa sensação deliciosa. Mas o que ele não sabia é que estava sendo transformado num, terrível monstro mutante, meio homem, meio réptil, vitima de um poderoso laboratório multinacional que não hesitou em arruinar sua vida para conseguir seus maléficos intentos. Os cientistas haviam calculado tudo, mas o que eles não imaginavam era que aquela criatura conservava parte de sua consciência. E logo todo seu poder se transformou em fúria e violência sobre humana. Os cientistas foram os primeiros a conhecer sua ira. Depois toda a cidade estremeceria ao ouvir falar em Clara Crocodilo.



Música:

Clara Crocodilo

Quem cala consente, eu não me calo

Não vou morrer nas mãos de um tira

Quem cala, consente, eu desacato

Não vou morrer nas mãos de um rato

Não vou ficar mais neste inferno

Nem vou parar num cemitério

Metralhadora não me atinge

Não vou ficar mais neste ringue



Ei, você que está me ouvindo, você acha

Que vai conseguir me agarrar? pois então,

Tome...

Já vi que você é perseverante. vamos ver

Se você segura esta...

Meninas, vocês acham que eles querem

Mais?

Querem sim!

Você, que então é tão espertinho, vamos

Ver se você consegue me seguir neste

Labirinto.



Clara crocodilo fugiu

Clara crocodilo escapuliu

Vê se tem vergonha na cara

E ajuda clara, seu canalha

Olha o holofote no olho,

Sorte, você não passa de um repolho



Onde andará clara crocodilo? onde

Andará? será que ela está roubando algum

Supermercado? será que ela está

Assaltando algum banco?





2) ANÁLISE DA MÚSICA “Polícia” do Titãs:

a) Primeiro tocar a canção;

b) Depois analisar a letra com os alunos.



Acompanhando o progresso do abandono dos menores nas ruas das grandes cidades, ano a ano, principalmente na década de 1990, foram surgindo mais e mais canções abordando tal tema em suas letras. Alguns exemplos são as outras cincos canções anteriormente mencionadas.

Em 1986, com um disco repleto de canções agressivas, o grupo titãs incomodou muita gente com melodias fortes, ritmos secos e letras cruas. As canções “Polícia”e “Estado violencia” fazem parte desse disco e apontam para diversas injustiças sociais e para a inversão de valores e funções. O principal verso de “Polícia” tem mais de um sentido, mas todos eles sintetizam a Tonica de sua mensagem: “Polícia para quem precisa de polícia”.



MÚSICA:

Polícia/Titãs



Dizem que ela existe

Prá ajudar!

Dizem que ela existe

Prá proteger!

Eu sei que ela pode

Te parar!

Eu sei que ela pode

Te prender!...



Polícia!

Para quem precisa

Polícia!

Para quem precisa

De polícia...(2x)



Dizem prá você

Obedecer!

Dizem prá você

Responder!

Dizem prá você

Cooperar!

Dizem prá você

Respeitar!...



Polícia!

Para quem precisa

Polícia!

Para quem precisa

De polícia...(2x)



3) Atividades proposta através da música “Nunca deixe de sonhar”



a) O primeiro passo depois de ter analisado as músicas anteriores é, portanto entender o tema da canção “Nuca deixe de sonhar” identificar elementos fornecidos dentro da letra. Identificar e analisar com os alunos.

ANÁLISE: o ser humano nunca pode deixar de sonhar, pois o sonho é o que alimenta a alma humana, é o que muda a situação dele.

Existem momentos especiais, dádivas da alma, onde as transformações acontecem... Carregadas de pura emoção, vem acompanhadas de lágrimas, aperto no peito e a sensação conflitante de perda e libertação. E a urgência em encontrar a resposta, um turbilhão astral!



As sincronicidades orientando as escolhas. A decisão é sempre sua. A caminhada é solitária, e a mudança individual. Mas a liberdade que experimentamos é fantástica! Sentir a brisa da vitória na alma leva a insights poderosos e nos fazem refletir...



Vale a pena acreditar no nosso poder de realização? Muitas pessoas, com medo de mudanças, preferem se refugiar na certeza do concreto, do palpável. Afinal de contas, é melhor um pássaro na mão que dois voando... Será mesmo?



É necessária uma pitada de emoção, muita vontade de aproveitar a vida integralmente e coragem para enfrentar os medos! Nossos sonhos podem se realizar? Sim, se você tiver fé e acreditar neles. Ter perseverança, não desistir no primeiro obstáculo, levantar após uma queda e principalmente traçar metas com bom senso.



b) Produção de texto – dissertativo – reflexivo, na qual aborda as questões sobre o ser humano e seus sonhos, pois o ser humano tem necessidades que vão além da necessidade básica e vital da alimentação, ele precisa sonhar e pois somente o sonho alimenta a alma humana.



Música: “Nunca deixe de sonhar”



Há uma luz, em algum lugar,

que vai fazer seu sonho se realizar

É só você, acreditar

que uma nova estrela vai poder brilhar



Algo em você, vai despertar,

não duvide nunca,

você vai chegar,

Nunca deixe de sonhar (Nunca deixe de sonhar)



Há uma luz que não se vê

Brilha o tempo todo dentro de você

Há uma luz, em algum lugar

Que vai fazer seu sonho se realizar



Refrão

Está além do sol ou além do mar

Bem além do tempo, sei que há um lugar

Onde quero ir, onde eu quero estar

Ver a fantasia se realizar

BIBLIOGRAFIA:
FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário