COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA LÍNGUA PORTUGUESA
· É mediador entre a escola e o mundo
· Conceituar elementos e sintetizar temas tratados em cadernos e seções. Desenvolver a capacidade Leitora e Escrita.
· Desenvolvimento do lúdico.
· Conhecer a estrutura geral dos jornais, como sua divisão em cadernos, seções, colunas, dando-se ênfase especial aos indícios que os marcam.
· Iniciar os alunos na busca de informações precisas, através de indícios pertinentes, e/ ou localizando-os pelas características visuais – símbolos, logotipos, diagramas, aspectos gráficos da página etc.
· Desenvolver operações e processos mentais que aguçam o interesse, a pesquisa e a inteligência.
· Levar o aluno a se conscientizar da variedade de informações através dos jornais
· Dar início a localização de informações implícitas e explicitas através da escrita.
Durante a leitura do jornal
Ø Estimule os alunos a localizarem o espaço que a notícia ocupa no jornal. Os fatos não têm importância por si mesmos: sua importância é construída a partir de uma série de indicadores: ocupa a página inicial do primeiro caderno ou não; se está na parte superior ou inferior da página; qual sua extensão, etc.
Confronte como diferentes jornais tratam um mesmo assunto e discuta a respeito das diferenças e semelhanças.
Ø Localize os diferentes textos – gráficos, tabelas, desenhos, fotos – que se articulam ao texto principal da notícia. Qual sua finalidade? Como se relacionam com o texto principal? Reiteram ou não seu conteúdo?
Ø Organize um painel com as notícias comentadas e guarde-o, assim, no final do ano será possível organizar uma retrospectiva com os acontecimentos que mobilizaram seus alunos.
Ø Depois de ter familiarizado os alunos com a leitura dos jornais, é possível estudar as propriedades temáticas, estruturais e estilísticas dos diferentes gêneros que circulam num jornal (notícias, reportagens, entrevistas, editoriais, artigos, crônicas, charges, tiras, etc.). Produzir um jornal com a turma é uma forma de mergulhar nas características desses gêneros e, além da competência escritora, ampliar a competência leitora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário